Publicações populares dedicadas à música no Brasil

billboard_logo_a_l

São muitas as publicações dedicadas à música no Brasil, tanto em papel como em formato digital. Mais difícil do que encontrar informação é ter tal possibilidade de escolha.

Há muitas instituições com publicações próprias, desde escolas de música a conservatórios e até mesmo iniciativas privadas de fãs da música que querem partilhar a sua paixão com os outros.

Centramo-nos aqui, no entanto, nas publicações mais populares que têm trazido as novidades do mundo da música aos leitores e fãs brasileiros.

Não podíamos deixar de começar por mencionar a Revista Brasileira de Música que esteve disponível nos anos trinta e quarenta do século passado, tendo sido a primeira grande publicação de música no Brasil.

Hoje em dia, e seguindo as tendências do mercado brasileiro e internacional, a revista mais conhecida será porventura a Rolling Stone Brasil, cujo slogan é “A maior revista de entretenimento do mundo”. Tendo surgido em 2006 como uma versão da original Rolling Stone norte americana, tem uma publicação mensal e, por vezes, edições de colecionador são também comercializadas.

Tal como a Rolling Stone Brasil, também a Billboard Brasil surge pela sua homónima norte americana. Nas bancas das grandes cidades brasileiras desde 2009, tem uma publicação mensal e o seu slogan “Você já ouviu falar, agora vai ler” atrai novamente o público para o formato de revista e para a sua página web.

Raiz é uma revista que surgiu em 2005 e que se foca na arte e cultura brasileiras e o seu objetivo é dar a conhecer o que de melhor se faz em termos de arte e cultura, incluindo a música, dentro do território brasileiro.

A Poeira Zine, lançada em 2003, recebe-nos com a sua frase “O melhor da música do melhor dos tempos”. Centra-se principalmente no rock dos anos sessenta e setenta do século XX mas tem também espaço para novos artistas.

A revista Backstage, disponível desde 1994, é acima de tudo dirigida aos profissionais da música, como cantores e técnicos de áudio.