Os géneros musicais populares no Brasil

De acordo com um estudo de 2013 efetuado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, os dez gêneros musicais mais populares no Brasil são, por ordem decrescente, o Sertanejo, o MPB (Música Popular Brasileira), o Samba ou Pagode, o Forró, o Rock, a Música Eletrónica, a Música Gospel, o Axé, o Funk e o Country.

A prevalência do gênero Sertanejo é bem evidenciada pelo estudo, com 58% dos inquiridos a dizer ter ouvido este tipo de música nos últimos sete dias. Este género teve origem no vastíssimo Brasil rural, onde o estilo de vida se distingue profundamente do das regiões urbanas. É um tipo de música com letras muitas vezes comoventes, refletindo as dificuldades da vida nos meios rurais ou a quase sempre complicada adaptação do habitante destes meios à vida das grandes cidades, quando se vê forçado a ir trabalhar para lá.

A Música Popular Brasileira é, provavelmente, aquela que mais se escuta fora do país, com grandes nomes como Caetano Veloso e Chico Buarque sendo famosos embaixadores do género. Numa mmichel telo-043escla de tradição instrumental e letras que apelam a assuntos correntes, este é um estilo de grande cariz social.

Exposto ao mundo anualmente no grande Carnaval do Rio de Janeiro e dançado em clubes de dança dentro e fora do Brasil, o Samba, de origem africana, é, em conjunto com a MPB, um dos maiores produtosde exportação da música brasileira. A sua sonoridade está carregada de calor e sensualidade, características sempre associadas ao Brasil e ao povo brasileiro.

Em quarto lugar surge o Forró, género oriundo do Nordeste, e responsável pela animação de festas por todo o Brasil e onde quer que emigrantes ou estudantes brasileiros se encontrem. Quase um terço da população brasileira diz escutar este gênero musical que apela à dança e ao convívio.

O Rock e a música eletrônica brasileira têm vindo a ganhar relevância e são dois géneros em crescimento.