Os festivais de música mais conhecidos no Brasil

Os grandes festivais de música no Brasil arrastam multidões de brasileiros e de estrangeiros que se deslocam ao Brasil de propósito para estas verdadeira maratonas, que variam em gêneros musicais e artistas mas que se pautam sempre pela grandeza dos espetáculos. Apesar de a maioria dos festivais se centrar no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, mencionaremos um outro festival que vale a pena conhecer.

De todos os eventos musicais realizados em território brasileiro, o Rock in Rio é sem dúvida o que tem maior exposição mediática a nível mundial. Iniciado em 1985, conta já com nomes sonantes entre os quais Iron Maiden, Queen, Metallica, Bruce Springsteen e Sepultura. Em 2013 atraiu cerca de 700000 espetadores.

O festival Planeta Terra realiza-se em São Paulo desde 2007 e pauta-se por um cartaz de música mais alternativo mas ainda assim com a participação de “monstros” como Smashing Pumpkins, Sonic Youth, The Strokes e Interpol.

O Lollapalooza também tem lugar1024px-Sepultura_@_Maquinária_Festival_02 em São Paulo e destaca-se não só pela qualidade dos artistas presentes como também por toda a máquina organizativa e infraestruturas que permitem ao público usufruir do festival com condições ideias de segurança, higiene e atendimento. Entre os participantes que por lá já passaram destacamos os Foo Fighters, Pearl Jam, The Killers e Queens of the Sone Age.

Para quem gosta de Jazz, Jazz na Fábrica será um festival imperdível. Tendo lugar em São Paulo, conta com cerca de um mês de espetáculos atraindo artistas brasileiros e estrangeiros. Em 2015 passaram por ali Kenny Garrett (ex-membro da Duke Ellington Orchestra e da banda de Miles Davis) e Roy Hargrove (vencedor de Grammys em 1997 e 2002) , entre outros.

Finalmente, o Festival de Verão de Salvador tem apresentado cantores como Ivete Sangalo e Alanis Morissette, Daniela Mercury, Jason Mraz ou Rita Lee. Em cada um dos dias do festival, cerca de 60000 pessoas assistem aos espetáculos, o que torna este evento numa marca de sucesso da capital da Bahia.