Os concertos mais populares

8805501338_d8d33577d2

Artistas e bandas de renome como System of a Down, Muse, Ozzy Osbourne e David Gilmour encheram recentemente salas e estádios no Brasil, atraindo centenas de milhar de fãs que vieram de toda a parte para os escutar e ver ao vivo. Isto para não falar de todos os outros que assistiram aos concertos utilizando as novas tecnologias digitais.

Um pouco por todo o Brasil, muitas vezes passando despercebido ao público urbano e grandes publicações, há artistas de variados géneros como o Sertanejo e o Forró, que arrastam para cada concerto seu multidões de incontáveis fãs.

Hoje em dia são os grandes festivais como o Rock in Rio, Lolapallooza ou o Festival de Verão de Salvador que vêem as maiores enchentes. A edição inaugural do Rock in Rio, em 1985, recebeu cerca de um milhão e meio de pessoas na então chamada Cidade do Rock.

Mas foram os grandes concertos de estrelas mundiais que atrairam maior número de espetadores.

Frank Sinatra visitou o Rio de Janeiro para um concerto em 1980, seguido em 1981 pelos fenomenais Queen em São Paulo. Nessa década atuaram ainda no Brasil gigantes da música como os Kiss, Paul McCartney e Tina Turner.

Em 1993 Michael Jackson esgotou bilheteiras em São Paulo. O artista ficou tão sensibilizado com a receção que teve e com o Brasil, que regressou anos depois para gravar um vídeo em Salvador e no Rio de Janeiro. Também em 1993 e também no Morumbi em São Paulo, Madonna encantou o público, incluindo uma versão em inglês de A garota de Ipanema.

Em 2006 os fãs brasileiros tiveram dois concertos enormes:

  • Com 70000 bilhetes vendidos em dois espetáculos, os U2 de Bono Vox encheram o Morumbi de São Paulo;
  • O Rio de Janeiro recebeu os Rolling Stones com cerca de 1,3 milhões de pessoas aglomeradas na praia de Copacabana para os ver ao vivo!