Comparação entre música tradicional e música popular

A música tradicional é parte da música popular. A música popular pode não ser tradicional mas tem sempre elementos desta. Confuso? Muitas vezes usa-se uma ou outra denominação sem se fazer qualquer distinção mas há elementos próprios que separam estas duas correntes com uma origem em comum.

No princípio da música tradicional e da música popular está a primeira. A música tradicional é aquela que é própria de um povo, dentro de uma determinada região, com uma história relativamente antiga e com um contexto cultural claro. A maior característica deste tipo de música é mesmo a sua inseparabilidade do contexto social e cultural do seu povo e local de origem.

Teria na sua génese sido utilizAnitta+PNG (1)ada para acompanhar o trabalho ou passagem de histórias e memórias e não apenas como um elemento lúdico. Tendo-se iniciado com transmissão oral, é permeável a mudanças e evoluções e sujeita ao contato com outras influências musicais.

A música tradicional brasileira tem as suas grandes raízes na música europeia, africana e ameríndia. No século XVII, grupos de escravos oriundos de África começaram a receber educação musical dos cidadãos livres e a formar bandas para o entretenimento destes. Ao fim de algum tempo, compunham já as suas obras, muitas vezes carregadas de elementos africanos.

Isto originou uma mescla de sons e ritmos e uma sonoridade que apenas se encontram na música brasileira.

A música popular brasileira cresceu assim com raízes em música tradicional e um híbrido mais recente com aromas de África. Algumas das suas variantes, com características mais marcadamente africanas, europeias ou, poder-se-ia dizer mesmo, brasileiras “puras”, são a Música Popular Brasileira (MPB), o Samba ou a Bossa Nova. Os estilos começaram a apurar-se e, enquanto alguns se mantiveram fiéis às suas raízes, outros aproveitaram influências mais recentes, como a do rock nos anos oitenta.

Mas na base de toda a música popular encontra-se a antiga tradição oral e instrumental, cantada e tocada, da música tradicional.